problemas-de-colunaFaz alguns anos que eu quero escrever continuamente, vou tentar dar esse passo aqui com uma nova coluna no portal do Curva de Rio.

Escreverei sobre qualquer coisa que quiser. A ideia era fazer dissertações, mas já comecei errado com uma carta. Normal

O nome da coluna é Problemas de Coluna, eu ri quando pensei nisso, então será esse mesmo.

Leiam e comentem por favor

________________________________________________________________________________________________

Olá ex-chefe, bom dia.

Você ocupa cargos de gestão a muito tempo, mas provavelmente não esteve na linha de frente por tempo o bastante, pelo menos pra você não foi o suficiente.
Metade dos motivos de eu sair do emprego foi o seu trabalho como gestor. Mas vamos começar pela outra metade, o setor em si, ele foi deixado às traças com pessoas que sabem muito pouco o que fazer e com o conhecimento necessário retido em um ou dois funcionários que não foram capacitados a passar  esse conhecimento a frente, entretanto não é culpa deles, eles estão fazendo o pouco que é possível. A culpa efetivamente não é de alguém em específico, deixaram o lugar completamente quebrado e contrataram pessoas para trabalhar como se estivesse funcionando, e contrataram principalmente você para gerenciar isso. Você não está capacitado para operar na linha de frente, e quer fazer com que os outros operem como se pudessem.
Você fala mal dos seus superiores pelas costas e aplica no setor o que te mandam de maneira cega. É normal que os membros dos cargos REALMENTE altos não saibam de como as coisas funcionam, mas você está a apenas um degrau da linha mais próxima ao trabalho final, você ignorar e não querer aprender como as coisas realmente são é algo errado.
Você fala mal dos seus funcionários pelas costas para os colegas de trabalho, mas só sustenta essa maneira grossa de tratar os outros quando a pessoa não rebate no mesmo tom de voz, só mantém sua postura de macho alfa mandante quando a outra parte é frágil.
Comigo você só tentou agir igual um babaca (na minha frente pelo menos) uma vez, fazendo uma pergunta retórica idiota tentando questionar o meu trabalho, eu rebati de maneira objetiva no mesmo tom de voz que usou comigo, então você baixou a voz.
Somando tudo isso nunca valeria para mim continuar trabalhando com você e ainda mais nessa situação do setor.
No dia em que não pude ir pro trabalho por um problema familiar você não respondeu minhas mensagens avisando o que aconteceu, não preciso disso, isso não fala sobre mim, fala sobre você. Antes de eu avisar da minha demissão ou perguntar o que estava acontecendo você tirou meu contato dos grupos do trabalho, como um “aviso”. Isso é lamentável.

Se você quisesse realmente fazer algum bom trabalho liderando uma equipe iria se preocupar em entender como o trabalho funciona e usaria o tempo para colocar as coisas de volta nos trilhos, fazer um ambiente possível de se trabalhar e fazer o conhecimento necessário para operação estar disponível para todos.

Independente disso, segue aqui algumas recomendações para você não perder tantos funcionários:

  • A empresa não oferece um bom salário e o trabalho não é nem um pouco difícil. Então pare de pedir por pessoas que tenham experiência, peça por alguém que está buscando um primeiro emprego por exemplo, veja se a empresa está disponível a trocar essa vaga de efetiva para uma de estagiário por exemplo, isso mantendo as condições de remuneração atuais obviamente.
  • Só uma pessoa atualmente conhece a maioria dos processos, sente do lado dela e documente tudo, crie um treinamento para não deixar na mão todos que entram no setor.
  • Tente entender as capacidades dos seus funcionários, você ainda tem aí uma pessoa muito inteligente e tecnicamente capaz, mas você pisa tanto nele por fazer as coisas do jeito certo em vez do jeito rápido que não entende o potencial dele.
  • E por último, tire uma semana para realmente aprender a operar na linha de frente, entenda o que significa produzir em vez de brincar de chefe.

Apenas isso, se voltar a te encontrar alguma vez espero que tenha melhorado.

Em geral termino dizendo “dúvidas, a disposição” mas nesse caso apenas digo “tchau”.

________________________________________________________________________________________________

Portal Curva de Rio e todo seu bizarro conteúdo devidamente hospedado pela ServerWith.US!

Texto de Mateus Mantoan, se quiser falar com ele o contato é fácil no twitter @mateusmantoan

 

 

  • José Castanhas Neto

    Bacana sua coluna Mateus.
    Parabéns!
    Dentro do possível comentarei.
    Por hora e por força do meu oficio (sempre perguntar… rss) será que é salutar para suas futuras recolocaçōes, estes tipos de considerações sobre antigo chefe/empresa?
    Estou muito tempo fora do mundo corporativo, então me perdoe se eu estiver falando groselha mas isso não poderá ser avaliado num futuro processo de seleção?
    No mais, parabéns novamente.
    Sempre inovando
    Abração
    Neto (Netocast)

    • Mateus Mantoan

      Olá Neto.
      Bom cara, esse texto, por mais que seja real, não denigre o nome de ninguém. E a experiência nesse trabalho não durou nem um mês, tanto que não atualizarei meu currículo com ele.
      Julgo que se alguma empresa for atrás de tantos detalhes para por esse obstáculo numa contratação, não será um lugar onde eu gostaria de trabalhar

      • José Castanhas Neto

        Ahhh…Então desencane…era paranóia minha mesmo!…abração e até a próxima!

Post Navigation